Selecionei um vídeo onde algumas pessoas que seguem a cultura rastafári explicam como eles levam a vida com seus costumes, praticas, entre outras coisas relacionadas ao rastafári. Confira:
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Significado das cores
O verde, amarelo e vermelho são as cores da bandeira da Etiópia, onde aparecem com os mesmos significados para os rastafári. As cores representam tanto valores matérias como os espirituais.
Verde: representa à Terra-Mãe, a natureza, fauna, flora, fonte de vida, prosperidade e esperança
Vermelho: simboliza a igreja dos Rastafari, representando também o sangue derramado durante a escravidão.
Preto: representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos.
Amarelo: representa a abundância de minérios presentes na Etiópia.
Além desse significados o amarelo e vermelho possuem outros significados como a paz, a Igreja como força social de união entre os povos, o poder como capacidade de realização das metas e de transformar sonhos em realidade e a fé, que mantém a persistência rumo a um objetivo.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
A dieta dos rastafáris
Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, mas usa a cannabis (maconha) de forma ritual.
O rastafari tem uma crença muito interessante sobre seres mortos. Eles não gostam de estar na presença de animais mortos. Este sentimento é transferido para a dieta rasta. Com isso, são vegetarianos. A maioria dos Rastafari não tem problema em consumir leite e derivados porque isso não vem de animais mortos. Mesmo não comendo carne de animais, muitos Rastas comem peixe. Porém nunca comem ostra e outros animais de concha. Isto também vem da leitura da Bíblia.
Alguns Rastas poderão ser tão radicais ao ponto de não comer frutas que tenham sido alteradas de sua forma original. Isso significa que eles não comerão frutas que tenham sido descascadas, cortadas amaçadas ou espremidas. Um grande numero de rastafáris não ingerem comida processada.
Dreadlocks
Os rastas tinham costume comum de proibir o de corte de cabelo ou até mesmo de penteá-los. Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em diretrizes sagradas. Com isso, se usa o dreadlock, que é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa pelo movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" penduradas na cabeça. Os dreadlocks também podem ser chamados de locks-dreads, ou simplesmente dreads, ou ainda de cabelo de bucha , em português europeu o termo mais comum é rastas.
Tratar de dreads é um pouco diferente do trato de cabelos sem dreads, porém é preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro.
Também se acredita que o dread serve para que sempre esteja ligado com o corpo, ou seja, cada dread é ligado espiritualmente com alguma parte do corpo.
Alguns famosos que já usaram dreadlock:
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DreadlocksSobre a cultura Rastafári
Rastafarianismo ou Movimento Rasta é o nome com que se apresenta uma nova religião nascida na Jamaica na década de 30 do século XX. É um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.
Os rastas acreditam serem os verdadeiros filhos de Israel e seu objetivo primordial é o retorno à África. Não identificam o céu como o lugar do paraíso, acreditando em vez disso, que o paraíso fica na terra. O uso da maconha dentro do movimento tem um cunho espiritual, e ocorre geralmente em conjunto com o estudo da Bíblia. É considerado um sacramento dentro de sua religião, limpando o corpo, mente e é curador da alma, aproximando o crente de Jah.
O movimento Rastafari está bastante espalhado pelo mundo a fora, bastante conhecido pela música reggae, que tem Bob Marley como seu mais notável cantor e compositor.
A doutrina Rastafari surgiu entre pessoas oprimidas que sentiam que a sociedade não tinha nada a oferecê-los. Os rastas geralmente buscam viver em conformidade com certos conceitos de como os africanos deveriam viver, buscando retornar à cultura roubada de seus ancestrais. As mensagens levadas pelos rastafaris promovem amor e respeito por todos seres vivos e enfatiza a importância da dignidade humana e do auto-respeito. Acima de tudo, eles falam de liberdade espiritual, psicológica e física.
Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_rastaf%C3%A1ri
http://www.infoescola.com/cultura/rastafarianismo/
Assinar:
Postagens (Atom)